segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dicas de leitura .

                                                                                                                         

                                            
                                                

            SENHORA      DE       JOSÉ    DE       ALENCAR .                                                                                                            



Aurélia Camargo era uma moça pobre, tinha perdido o irmão e o pai; sua mãe, temendo morrer e abandonar a filha desamparada, insistia para que ela fosse ficar na janela pra ver se arrumava um casamento. Realizando tal desejo, conseguiu muitos admiradores e um grande e único amor, Fernando Rodrigues Seixas.
Fernando vivia com a mãe e duas irmãs, levavam uma vida pobre, pois viviam do aluguel de dois escravos, da costura e da pequena ajuda que Fernando dava com seu emprego público. Fernando estava apaixonado por Aurélia e decidiu pedir sua mão em casamento, porém logo mudou de ideia, pois sabia que casando com ela teria uma vida pobre e perderia sua liberdade, deixando assim de frequentar a sociedade.
Assim o romance se esfriou e o noivado foi rompido. Fernando resolveu se casar com Adelaide, pois receberia um dote de trinta mil contos de réis.
Neste mesmo período o avô paterno de Aurélia apareceu, mas faleceu logo em seguida, quase ao mesmo tempo em que sua mãe, no entanto seu avô lhe deixara sua rica herança. Aurélia tornou-se uma moça rica. Sua tutela foi entregue a seu tio Lemos, que havia cortado as relações com a mãe de Aurélia há tempos. Mas ela preferiu viver em uma casa com D. Firmina, uma amiga viúva que a tinha amparado quando ficara sozinha no mundo.
Fernando viajou para Recife na esperança de escapar do casamento. Com sua ausência, Adelaide se reaproximou de Dr. Torquato Ribeiro. Aurélia lhe havia devolvido cinquenta mil contos de réis que a muito lhe devia e assim o pai de Adelaide lhe consentiu a mão da filha. Quando Fernando voltou já estava livre do casamento, foi então que Lemos lhe propôs casar-se com uma moça em troca de um dote de cem mil contos de réis, ele acabou por aceitar e recebeu um adiantamento de vinte mil contos de réis, logo depois conheceu a moça, que era Aurélia. Alegrou-se, pois sempre a amara.
Fernando e Aurélia se casaram. No quarto de núpcias, quando Fernando se declarou, Aurélia friamente entregou-lhe o resto do dote e disse que ele a pertencia, afinal acabara de comprá-lo. Nessas condições passaram a viver um falso casamento, dormiam em quartos separados e sempre se tratavam intimamente com sarcasmo e ironia. Com o decorrer do tempo Fernando se dedicou ao trabalho de servidor público e Aurélia passou por um longo tempo se isolando de todos. Depois de tal isolamento dedicou-se a festas, visitas e pequenas reuniões contínuas.

Ao voltar de um baile quase houve uma reconciliação, no entanto ela não aconteceu. Então durante uma valsa, em um baile próprio, Aurélia desmaiou e acabaram sozinhos no quarto dela. Nesse momento quase houve novamente uma reconciliação, mas Fernando sem querer disse palavras que ofenderam a sua esposa. Voltaram para o baile, ainda vivendo de aparências. Quando o baile acabou cada um foi para seu quarto, Aurélia, baseando-se nos recentes acontecimentos, concluiu que Fernando realmente a amava, quase foi ao encontro dele, mas precisava ter certeza e abandonou assim a ideia.
Nos dias seguidos Fernando recebeu o dinheiro que havia ganhado através de um investimento, pediu para conversar com Aurélia. Após o jantar foram para o quarto dela, ele entregou a ela um cheque com o valor que ela havia pagado pelo dote e mais os outros vinte mil contos de réis, conquistados no trabalho na repartição e com o lucro do investimento. Declarou-se livre, pois havia lhe devolvido o dinheiro com o qual ela o havia comprado.

Considerando-se dois estranhos, despediram-se. Nesse momento Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando, afirmou que sendo eles agora estranhos o passado havia sido esquecido e assim podiam viver o amor que sentiam. Fernando, ao ouvir tal confissão, beijou sua esposa e assim reconciliaram. Ele de repente hesitou, o dinheiro de Aurélia os impedia de se amarem, ela então pegou em uma gaveta um documento, tratava de seu testamento, no qual deixava tudo para Fernando. Nessas circunstâncias, uniram-se no “amor conjugal”.

Café com a Mediadora de Tecnologia



Professor acesse mais dicas sobre o projetor no link a seguir: Projetor Proinfo - Dicas!!!
Abraços,
Patrícia Bignon
(Mediadora de Tecnologia Educacional)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Caros alunos e pais, as Avaliações Bimestrais serão diferenciadas. Fiquem atentos!



             Nesse terceiro bimestre, os professores reunidos em conselho de classe junto com a direção escolar decidiram aplicar um provão reunindo todas as disciplinas de cada ano de escolaridade. Esse provão valerá até 05 pontos e vocês não podem zerar em nenhuma disciplina para valer a pontuação obtida. Além disso, vocês farão o Saerjinho que valerá até 03 pontos. E finalmente, ficará a cargo de cada professor, aplicar uma avaliação valendo até 02 pontos também. Percebam, que mais do que nunca, todos devem levar bastante a sério, as avaliações. Caso contrário, vocês podem ficar numa situação difícil. O Saerjinho, será corrigido como qualquer avaliação. Aqueles alunos que não fazem o Saerjinho, farão uma avaliação valendo até 03 pontos substituindo esse instrumento de avaliação.
          Acreditamos assim, que as avaliações serão mais democráticas e com mais oportunidades para todos.
              Mas é importante lembrar que os alunos que faltarem às avaliações só farão segunda chamada com atestado médico.
                 Boa sorte a todos e fiquem atentos ao calendário de avaliações. O calendário será enviado para a casa dos alunos e será fixado em lugar bastante visível na escola.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Festa Azul.

A Festa Azul  surgiu com o objetivo de estimular os alunos a conseguir a aprovação em todas as disciplinas. Funciona assim. O aluno que tiver notas acima de 05 pontos em todas as disciplinas do seu ano de escolaridade recebe um convite azul para a Festa Azul. 


Percebemos que o boletim atualmente está sendo deixado de lado por alguns alunos e alguns pais desconhecem como é fácil obtê-lo na comodidade de sua casa. O boletim existe e é um importante instrumento de acompanhamento do rendimento escolar e frequência às aulas. No site da Secretaria de Estado de Educação, o boletim está disponível para todos os interessados desde que estejam munidos com o número da matrícula e a data de nascimento próprios ou de seu filho. Nós sabemos que todos devem levar os estudos a sério, independente de festa, mas um estímulo a mais não faz mal a ninguém. Esperamos vocês lá.
A idéia foi da professora Luciana, mas todos adotaram e rapidamente resolveram ajudar. Está ficando muito legal!
Acesse o link abaixo e verifique suas notas. Data, local e horário estão nos convites que estão sendo entregues na escola.


domingo, 4 de agosto de 2013

Queridos alunos, estamos esperando por vocês ! As aulas já começaram. Não fique para trás.


Preparamos muitas coisas legais. Aulas interessantes, passeios educativos, bienal do livro, a festa azul e, muito mais.....
Ah, e o Mais Educação está melhor do que nunca !
Não esqueçam, a escola é parte importante da vida de todos.
Animação total hein galerinha!!! Não faltem semana que vem!! Trabalharemos com a música "When I was your man" do Bruno Mars. Espero vcs!!! Beijinhos...