Com o aumento do uso da tecnologia no campo da educação, muitos professores e profissionais ligados à área estão procurando maneiras mais dinâmicas de divulgar conteúdo virtualmente e de ensinar coisas novas aos seus alunos.
Uma das tecnologias que mais se infiltrou nas salas de aula até o momento foi o telefone celular, muitos deles com acesso à internet. No entanto, como podemos usar os aparelhos móveis como parte do aprendizado? A ideia do blogueiro Andrew Miller, especialista em educação, é de utilizar a tecnologia deCódigo QR para compartir conteúdo com seus alunos.
Apesar de ainda não ser muito conhecido no Brasil, o código QR é utilizado em anúncios em meios impressos e campanhas fora do país. Ele é semelhante a um código de barras, porém quadrado. Este código, quando lido por um aplicativo grátis para celulares em conjunto com a câmera de vídeo do aparelho, abre automaticamente links e textos curtos que podem ser personalizados por seus criadores.
Você pode criar seus códigos QR com o link para a página de sua preferência através de um gerador de QR. Com a ferramenta em mãos, é hora de aplicá-la na sala de aula. Veja algumas dicas:
1) Crie redações interativas
Ensine seus alunos como criar os Códigos QR e faça com que eles coloquem este tipo de código ao final de seus textos e trabalhos, com um link para uma página na internet ou um conteúdo que complete o tema.
2) Mostre exemplos
Use o Código QR para dar exemplos durante suas aulas, como vídeos, links para o texto original de um exercício ou para o download da apresentação Power Point do tema.
3) Use a tecnologia como um serviço
Peça aos seus alunos desenvolverem cartilhas simples dando um serviço em específico para a comunidade local, como ensinar a cuidar do quintal para evitar a presença do mosquito da Dengue. Depois de criadas as cartilhas, publique-as no site da escola e mande um bilhete para os pais informando sobre o trabalho realizado, colocando o código QR ao final do comunicado.
4) Faça uma escola mais verde
Ao invés de gastar toneladas de papel, incentive seus alunos a terem o leitor de QR instalado no celular e passe a divulgar seu material virtualmente.
5) Incentive e premie
Procure dar prêmios ou oferecer conteúdo exclusivo aos alunos que forem bem na sua aula ou que utilizarem com frequência a tecnologia para aprender coisas novas. Uma ideia simples que pode chamar a atenção dos alunos é criar um adesivo com um código QR e colar nas provas dos alunos que tiraram notas boas. Ao receber as provas de volta, poderão ter acesso a um conteúdo exclusivo.
6) Use o espaço físico da escola
Ponha código em áreas específicas da sala de aula, fazendo com que os estudantes andem pelo ambiente e usem os códigos de acordo com suas necessidades e de acordo com o que está exposto nos murais.
7) Divulgue gabaritos online
Use os Códigos QR para divulgar gabaritos de provas e passar exercícios online aos seus alunos. Usado em conjunto com uma plataforma educativa, é possível avaliar o trabalho individual de cada um deles e saber o rendimento da sala e de cada aluno.
8) Forneça material de apoio
Use os códigos para fornecer exercícios complementares ao final da apostila, voltado aos alunos que desejam estudar o tema a fundo fora da sala de aula.
9) Reúna o material de pesquisa
Faça seus alunos utilizarem os códigos QR para reunir as fontes de uma pesquisa ou completar a bibliografia de um trabalho. Este processo pode ajudar outros alunos no futuro que desejam consultar as mesmas fontes de informação.
10) Crie laboratórios interativos
Na hora de levar seus estudantes ao laboratório, procure deixar os cadernos de lado e coloque os códigos QR no meio dos experimentos, como por exemplo, nos ossos de um esqueleto, mostrando o nome e a função de cada um deles.
11) Crie diferentes estratégias
Use a tecnologia para criar diferentes estratégias de ensino para seus alunos. Compartilhe poemas, frases, textos, músicas, vídeos e muitos outros materiais que possam fortalecer a cultura destes jovens.
12) Vote
Use o Código QR para criar votações dentro da sala de aula. Um exemplo prático disso seria uma votação para escolher o representante de sala. Seriam criados quatro códigos diferentes que ficariam em um mural da sala. Cada um dos códigos QR levaria a um perfil do candidato no Facebook, onde a pessoa poderia dar um “Curtir”.
Gostou?!
Agora vamos aprender a criar o QR:
É moderno e é legal criar QR Codes para espalhar URLs em impressos como trabalhos, apresentações ou campanhas. Quem vê, pensa que você é muito dedicado e descolado, afinal se deu o trabalho de criar um QR Code. Na verdade, dá para criar o código com uns dois cliques. Veja só.
O primeiro clique é no serviço encurtador de URLs do Google, o Goo.gl. Depois de entrar lá, você digita a URL que quer transformar num QR Code e aperta o botão Shorten.
O segundo clique é no link Details que aparece ao lado do endereço encurtado. Além de mostrar estatísticas de acesso do novo endereço curto, você terá automaticamente um QR Code que levará para a sua URL original.
Basta salvar o arquivo dessa imagem e pronto!
