O uso do blog como tarefa de sala de aula favorece a prática de produção textual porque promove maior engajamento dos alunos, propicia a leitura de uma diversidade de gêneros disponibilizados na internet, gera debates mediados pela escrita. O trabalho com blogs em aulas de produção textual é favorável devido ao seu contexto de produção. As aulas tradicionais têm em média 50 minutos e, quando a aula termina, o conteúdo é finalizado. No blog não há limitação de tempo. Várias outras ferramentas são utilizadas para otimizar as discussões, como a hipermídia e a multimídia.
O blog, como ferramenta para o professor, é uma possibilidade de aperfeiçoar o seu trabalho, estendendo a sua disciplina no tempo e no espaço, que pode ser usado para oferecer outras fontes de pesquisa para o aluno. É dinâmico para a argumentação, leitura, questionamento, crítica. O blog favorece a participação coletiva, formando autores, coautores, leitores assíduos e alunos mais envolvidos com a leitura e a escrita. O blog pode servir como um diário de bordo, como espaço de discussão de temas entre professor e aluno, ser utilizado como resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida em sala, entre inúmeras utilidades que ainda estão por vir.
A ferramenta em discussão, o blog, é na verdade apenas mais um espaço – entre tantos que o professor pode explorar –, um pretexto para entender que o uso de tecnologia na escola é inevitável. Enquanto os professores têm resistência em aderir aos gêneros digitais, nossos alunos respiram tecnologia. Trazer este aluno para a sala de aula exige dinamismo. Neste sentido, a tecnologia pode contribuir. No entanto, o uso das páginas digitais demanda mudanças sensíveis no perfil do professor: ele deixa de ser o fornecedor dos textos, aquele que controla o debate e avalia os textos produzidos. O professor passa a ser mais um orientador e, embora ainda avalie e dê nota ao conteúdo produzido no blog, na prática deixa de ser o leitor-alvo dos textos.
* Claudia Rodrigues é professora do ensino médio do Colégio Marista de Uberlândia e autora da pesquisaO uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola, Unicamp, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário